Empresa

História da Viação Praiana


Fundada em 17 de julho de 1963 pelos sócios Marcos Aurélio Seára, Vilson Antônio Ern, João Germano Kracik e Maria Edite Castro Leite – os três primeiros como motoristas e Maria Edite na administração, a Viação Praiana é uma empresa de transporte coletivo intermunicipal que cresceu vertiginosamente ao longo desses 48 anos. Porém, a empresa somente ingressou nessa área em 1975, quando adquiriu junto à Viação Catarinense a linha Itajaí–Tijucas. Posteriormente, adquiriu a Marazul e Cia. Turismo Camboriú, que passou a se chamar Camboriú Transporte Turismo (CTT).



Prova desse crescimento é que entre Itajaí e Balneário Camboriú, a empresa chega a ter carros circulando de sete em sete minutos, transportando hoje aproximadamente 15.000 passageiros e percorrendo cerca de 10.000 quilômetros diariamente, diferente dos pouco mais de 1.000 passageiros que transportava no início das suas atividades. Atualmente, conta com cerca de 100 ônibus e 200 funcionários treinados para lidar com os passageiros com muita atenção e carinho. Esse desenvolvimento foi sempre pautado no comprometimento com seus usuários e colaboradores e no investimento constante em renovação da sua frota, fazendo-a conquistar a confiança e liderança absoluta na sua região, dentro do seu segmento.



A Praiana investe também nos seus funcionários, com prêmios e políticas de valorização de seus profissionais, deixando ainda, espaço aberto para que todos os colaboradores opinem, tenham ideias e as apresentem para a direção. Isto, claro, resulta em satisfação dos seus funcionários. João Germano Kracik, por exemplo, está na empresa desde 1967, quando ingressou exercendo a função de motorista. Outro bom exemplo dessa satisfação é Marco Aurélio Seára Jr., que foi incorporado à empresa em 1988 e atualmente é o atual diretor administrativo da Praiana.



Em 2001, estreou um serviço que representa a sua filosofia de se preocupar com os seus clientes e ouvir o que eles têm a dizer. Após um estudo guiado por necessidades apontadas pelos clientes, a Praiana implantou entre Itajaí e Balneário Camboriú o “Bem Bom”, um micro-ônibus confortável com ciclo de hora em hora, ar condicionado e vários outros atributos, possibilitando um maior conforto, rapidez e comodidade na locomoção. Foi assim que a Viação Praiana se tornou referência em transporte coletivo urbano e rodoviário intermunicipal.

Dentro de sua trajetória de mais de 48 anos, a Viação Praiana Ltda, é uma empresa genuinamente familiar, cuja gestão é exercida pelos sócios João Germano Kracik, Diretor Executivo, Marco Aurélio Seára Jr., Diretor Administrativo, João Heusi Seára, Diretor de Frota, Humberto Germano Kracik, Romy Kracik Langfeldt e Ana Cristina Seára, Diretores Adjuntos.

Além da preocupação com seus clientes e funcionários, a inovação e consciência social também fazem parte da nossa história. A Praiana foi a primeira empresa de transporte coletivo intermunicipal a oferecer aos clientes ônibus com elevador hidráulico, plataforma específica para deficientes físicos que utilizam cadeiras de roda para se locomover, demonstrando assim uma preocupação com o aspecto social.




Imagens Históricas